Saiba como controlar sua vida financeira em tempos de crise

20/08/2020 - 3 min de leitura


Saiba como controlar sua vida financeira em tempos de crise desktop.jpg Saiba como controlar sua vida financeira em tempos de crise banner Saiba como controlar sua vida financeira em tempos de crise desktop.jpg Saiba como controlar sua vida financeira em tempos de crise banner

O coronavírus mudou a vida de praticamente todo mundo. O momento é de cautela, mas algumas atitudes podem aliviar a tensão e melhorar seu controle financeiro.  A gente separou possíveis problemas que podem aparecer e formas simples para vencê-los.

Aproveite esse momento para se reunir com a família, rever gastos desnecessários e dividir responsabilidades com parceiro(a) e filhos(as).

Momento atual: sem reserva

A gente sabe que guardar dinheiro é um hábito necessário. As contas não fecham, imprevistos aparecem e nem sempre dá pra poupar. Se você quer guardar dinheiro, o primeiro passo é fazer uma radiografia financeira: saber quanto você ganha e quanto você gasta. Ter esse controle anotado te dá dimensão de quais áreas da sua vida estão precisando de mais atenção e de como distribuir melhor seu dinheiro. Feito isso, você começa a priorizar gastos e tirar os desperdícios financeiros. O que pode ser reduzido? Um serviço de streaming que você não usa, o jantar pelo delivery? Avalie o que é importante. A recomendação é ter uma reserva que sustente seus gastos mensais por até seis meses. Guarde sempre o dinheiro que conseguir economizar.

Momento atual: com reserva

Se você tem está preparado para enfrentar esses tempos, parabéns! Continuar poupando dinheiro, fazendo um bom controle do orçamento e evitando o excesso de gastos, é uma estratégia inteligente nesse momento. É importante não se descuidar e perder o controle das contas em um momento delicado como esse. Outro cuidado importante é procurar planos de investimento de baixo risco que podem ajudar a incrementar suas reservas, como a poupança e o Tesouro Direto. Em períodos como o atual, em que a taxa Selic está baixa, esse tipo de aplicação pode ter rendimentos menores.  

Momento atual: sem reserva e sem renda

O cenário é o mais difícil entre os três e requer bastante atenção. Há alternativas que podem contribuir nessa situação. A primeira é buscar o apoio da família e amigos. Se eles puderem auxiliar você nesse momento, e colaborar na redistribuição de gastos, será excelente. O controle de gastos é um conselho atemporal, que você sempre deve ter em mente. Faça uma planilha pra identificar todos os seus gastos e corte o que não for essencial.

Além disso, você pode avaliar se está elegível para acesso ao Auxílio Emergencial. Saiba mais aqui.

Pra continuar se preparando

Se manter informado é uma estratégia importante também. Com boas informações, você melhora suas decisões. Por isso, a gente recomenda o podcast Somar. Os conteúdos disponíveis funcionam como um norte, e podem te ajudar a entender mais sobre nosso atual momento. Inclusive, o episódio 4 trata especificamente das três situações que elencamos aqui e apresenta caminhos para quem não tem reserva, mas tem renda; tem dinheiro guardado e renda; e quem vive o cenário mais difícil.