Consumo Consciente

26/02/2021 - 3 min de leitura


Ilustração de um homem andando em uma bicicleta Ilustração de um homem andando em uma bicicleta

 

Todos os dias você consome diversos produtos que impactam direta e indiretamente a sua própria vida. Tomar banho, fazer compras, cozinhar… Tudo isso move o ciclo do consumo e por isso é tão importante se ligar em ideias e alternativas para torná-lo mais consciente.

Quer um exemplo prático? Comprar somente o necessário. A compra por impulso é um hábito difícil de superar. Ela impacta no bolso e o meio ambiente. Além de aumentar o desperdício produzindo um volume de lixo (seja embalagem, sacolas ou até mesmo o papelzinho do comprovante de pagamento), de pequenos em pequenos gastos, podemos perder o controle e a organização financeira. Ter um equilíbrio do que se gasta planejando sua semana ou mês, pode te ajudar em vários aspectos.

Os fãs da marmita, além de cuidarem da própria saúde e reduzirem o impacto ambiental por produzir menos descarte, têm um retorno financeiro considerável. Já parou pra fazer a continha de quanto se gasta no mercado em relação ao que seria pago em um restaurante todos os dias na hora do almoço?

E para os fãs de feiras e supermercados, vai a dica: além de ter a boa lista de compras em mãos para evitar comprar a mais do que se consome, ande sempre com a sua sacolinha retornável. Você não gasta com os saquinhos do supermercado e não estimula a produção de plástico ;)

 

O que mais dá pra fazer?

O Consumo Consciente é um hábito mesmo. As mudanças parecem pequenas, mas são significativas. Como, por exemplo, andar menos de carro! Além de fazer bem pra saúde, você utiliza um meio de transporte menos poluente. Financeiramente falando, esse hábito também traz outros benefícios como economia com o combustível, seguro, seguro obrigatório, estacionamento e IPVA. 

Em algumas cidades, as bikes do Itaú são uma opção para o lazer ou deixar o carro em casa.

Outra dica interessante pode ser as caronas solidárias. Alguns aplicativos unem motoristas e passageiros que fazem o mesmo trajeto diariamente. Você reduz consideravelmente o seu custo, já que o valor é muito baixo e ainda ajuda na melhoria do trânsito.

 

Ative o modo bazar!

Sabe aquela roupa que está parada no seu armário? Brinquedos que seu filho nunca usou? E os livros que já leu várias vezes e só acumulam poeira na prateleira da sala? Crie uma lojinha on-line e faça esses objetos circularem! Com certeza você vai achar um novo lar pra essas coisas sem uso, ganhar uma graninha extra e ainda contribuir com o meio ambiente, não gerando mais materiais para descarte.