Como organizar as já conhecidas férias de janeiro?

4/01/2021 - 5 min de leitura


Ilustração de uma familia seguindo para uma viagem, e um calendario atrás deles. Ilustração de uma familia seguindo para uma viagem, e um calendario atrás deles.

Esse ano a programação de férias mudou.

Para quem sonhava em reunir a família, colocar o pé na estrada ou atravessar o oceano, teve que recalcular a sua rota por tempo indeterminado.

Para aqueles que pensavam em viajar, mas ainda não haviam se programado podem ter ganhado um tempo para se planejar bem.

Mas enquanto a vacina para o COVID não chega, temos 2 saídas: pensar em como se programar para ter as férias dos sonhos e soluções para desentediar as crianças nesse período sem a escola.

 

É o momento de viajar?

Com a segunda onda há o aumento de casos de covid e enquanto a vacina não é distribuída para toda a população, a recomendação é que o distanciamento social seja feito.

Esse não é o melhor momento para deslocamentos que possam gerar aglomerações de pessoas.

Ficar em casa nunca foi tão necessário para preservar a saúde de si mesmo e das pessoas que estão à sua volta.

 

Quais as soluções para as crianças?

Manter as crianças dentro de casa não tem sido tarefa fácil, elas assim como nós, deixaram de ter o contato com outros parentes e amiguinhos, tendo que mudar a sua rotina.

Enquanto o estudo em casa garantia que os pequenos tivessem o contato com a escola e a sua rotina garantidos, chegar nas férias e ficar trancados dentro de casa vai ser um desafio, mas nem tudo está perdido.

Tente tirar férias junto com os pequenos, o fato de ter tempo para brincar com eles e não ter que dividir esse momento com o trabalho já pode ajudar a amenizar esse momento.

Invente brincadeiras que possam incentivar o imaginário das crianças e transportá-las para outros lugares: use as caixas de papelão e monte um foguete, o lençol para fazer uma cabana, organize a sessão cinema ou maratone uma série, use os livros como aliados organizando contações de histórias para que as crianças mergulhem em novos mundos e por falar em mergulhar, piscina, banheira ou banho de mangueira são opções para gastar a energia da criançada e se divertir em conjunto!

Essas dicas que não precisam investir dinheiro, apenas tempo e energia para compartilhar momentos e construir memórias

 

Como se organizar financeiramente?

Enquanto isso, pense em como seria o momento dos sonhos para aproveitar em conjunto com quem se ama e faça um planejamento financeiro para tirar ele do plano das ideias.

1º escolha um destino: você pode viajar para o interior da sua cidade, outro estado ou país. Quanto mais longe, maior o investimento e o planejamento.

2º pesquise e compare valores de passagem aérea ou de outras formas de deslocamento.

3º não esqueça de comparar também valores de estadias, seja um hotel, casa, chalé ou apartamento de aluguel por temporada. Para escolher a melhor hospedagem coloque na balança o tempo que vai passar nesse lugar e as facilidades que ele possa oferecer como cozinha, máquina de lavar, se tem TV a cabo, wi-fi, dentre outros.

4º monte um roteiro de passeios e calcule quanto isso vai custar.

5º coloque na balança a alimentação: independente se você for cozinhar ou comer fora, é bom ter um valor total estipulado para esse item e pensar em quanto pode ser gasto por dia te ajuda a evitar gastos extras.

6º preveja uma verba de emergência. a gente não tem como prever imprevistos e ter um suporte para esses momentos facilita a vida.

7º depois que tiver o valor aproximado de quanto precisa para a viagem, estude formas de poupar e investir mensalmente em algum fundo que possa rentabilizar o seu dinheiro e contribuir para que o valor total necessário seja alcançado.

Uma dica importante é entender se o pagamento a vista de valores maiores podem ter desconto, caso contrário o parcelamento pode ser um caminho interessante. Caso parcele, tente pagar os valores como os de passagem antes da viagem para embarcar nessa aventura sem ficar pensando em como pagar as dívidas.

Depois disso é preparar as malas e curtir, porque depois da pandemia, colocar os pés na areia, ganhar aquela marquinha de sol e tomar um banho de mar sem preocupações vai ter um outro significado!

Esperamos que aproveite as férias e que esse texto possa ter te dado um norte em como planejar direitinho esse momento.

Nos vemos em breve!