Sem sugestões de pesquisa. Aperte TAB para acessar os mais buscados

Como colocar as finanças em dia até o Natal?

31/10/2020 - 5 min de leitura


Um planner com uma touca de papai noel no canto superior esquerdo e um adesivo de árvore de natal  no canto superior direito, no canto inferior esquerdo tem um bloco de notas e no canto inferior direito tem uma caneta junto a uma calculadora, acima do planner tem um doce bengala de natal Um planner com uma touca de papai noel no canto superior esquerdo e um adesivo de árvore de natal  no canto superior direito, no canto inferior esquerdo tem um bloco de notas e no canto inferior direito tem uma caneta junto a uma calculadora, acima do planner tem um doce bengala de natal

O final do ano tá chegando e nós sabemos que existe uma vontade de deixar tudo organizado até lá. Ninguém quer entrar o novo ano com dívidas acumuladas, não é mesmo? Anotar aqui e ali já é um sinal de querer alguma mudança. 

 

Parece que até o Natal nada pode mudar, mas com certeza pode. Basta um pouco de organização, papel, caneta e vontade de modificar a situação. 

 

Em um momento como 2020 isso não é tão fácil assim, mas é possível organizar suas finanças até o final do ano. Veja algumas dicas: 

 

Defina seu objetivo: 

O que você precisa organizar até o natal? Pagar as dívidas, parcelar a fatura do cartão de crédito? Pagar aquele amigo? Defina o que você precisa fazer. 

 

Quanto será necessário: 

É importante saber que nem sempre é possível dar conta de tudo, mas dentro da sua realidade, quando será necessário para colocar o plano em ação? Isso é importante. 

 

Frear os custos variáveis: 

Que tal observar as compras que não são necessárias ou que poderiam ser reduzidas? Muitos lanches na semana, aquela blusinha nova…É hora de pausar o que for “extra” e se concentrar nas prioridades do seu orçamento.  

 

Reduzir os custos fixos:

Passar menos tempo no banho, escolher opções mais em conta no mercado, são opções para você começar a reduzir os custos em contas fixas. 

 

Fazer uma renda extra: 

Você sabe bordar, fazer penteados, pequenas peças de marcenaria? Que tal vender isso na internet? Esse hobby pode gerar uma grana extra para o seu final de ano. 

 

 

Coloque tudo isso como prática diária até o natal, você vai observar que fazer ajustes e economizar não é assim tão difícil. Com o tempo vai ficando mais fácil. Leve esse bom hábito com você em 2021. 

 

Chame os amigos, façam as contas juntos. Assim vocês poderão comemorar os saldos positivos deste ano.