Sem sugestões de pesquisa. Aperte TAB para acessar os mais buscados

Como excluir meu nome do CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos)?

Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) é um banco de dados que contém os nomes de pessoas que emitem cheques sem dispor de saldo em sua conta para o pagamento.

No caso de emissão de cheque sem fundo, para tirar o seu nome do CCF, você pode ir a qualquer agência Itaú e apresentar um dos seguintes itens:

  • Extrato da conta em que conste o pagamento efetuado;
  • Cheque original que gerou a inclusão do seu nome no CCF;
  • Declaração de quitação emitida e assinada pelo favorecido do cheque, devidamente identificado e com firma reconhecida por cartório ou abonada pelo banco do favorecido do cheque + certidões negativas (obter uma certidão negativa em cada cartório da cidade de quem emitiu o cheque ou no cartório distribuidor) + microfilmagem do cheque.
  • Declaração emitida pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), acompanhada de documento firmado entre a CDL e o favorecido do cheque, atestando que o cheque foi pago (esses documentos deverão ser retirados na CDL de sua cidade) + certidões negativas*+ microfilmagem do cheque.

Ao entregar a documentação,a exclusão do CCF acontece após 5 dias úteis.

O cliente é avisado automaticamente, por meio de correspondência, que o cheque foi devolvido e que ele tem 15 dias para comprovar a liquidação/quitação do débito. Se a solicitação de exclusão do CCF for feita nesse prazo, não há cobrança de tarifa. Após esse prazo, são cobradas a tarifa de exclusão e a taxa do Bacen.

Importante: no caso de cheque roubado, furtado ou extraviado, se você fizer um boletim de ocorrência e levar até qualquer agência Itaú antes que ocorra a compensação do cheque, você evita o registro no CCF e também não paga tarifas.