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Como contestar uma compra no cartão de crédito?

Você pode solicitar o cancelamento de uma compra que não reconhece ou quando precisar de ajuda para resolver o problema da compra junto ao estabelecimento.

Nós nunca enviamos ninguém para retirar seus cartões (mesmo que você tenha algum problema com eles), e nunca solicitamos sua senha, número do cartão ou CVV via SMS, e-mail, Whatsapp ou qualquer outro meio de comunicação.

É importante lembrar que o banco está apenas atuando como intermediário na sua solicitação 😉

você

não reconhece a compra?

Abra uma contestação no App, respeitando o prazo de 90 dias da data da compra. Depois do prazo, será necessário abrir a solicitação pela central de atendimento.

Importante! Os aplicativos Itáu, Itaú Cartões, Credicard, Hipercard e Cartão Luiza seguem o mesmo passo a passo para a solicitação. 

Confira os exemplos nos aplicativos Itaú Cartões e Itaú. 

  1. Acesse o app, no menu "serviços" depois em "contestar compras".

  2. Na linha do tempo, toque na compra que deseja contestar.

  3. Confirme o valor, data e estabelecimento.

  4. Toque no botão "reportar problema".

  5. Selecione o motivo, informe com mais detalhes o ocorrido, confirme o endereço e preencha os dados de contato.

  1. Acesse o app, no menu "produtos", "cartões" depois em "contestar compras".

  2. Na linha do tempo, toque na compra que deseja contestar.

  3. Confirme o valor, data e estabelecimento. Não reconheceu?

  4. Toque no botão "reportar problema".

  5. Selecione o motivo, informe com mais detalhes o ocorrido, confirme o endereço e preencha os dados de contato.

Depois de abrir uma contestação no cartão de crédito pelo motivo "não reconheço a compra"

  • Seu cartão será bloqueado e você receberá um novo no endereço informado, no prazo de 5 a 20 dias úteis (de acordo com sua região). Com o cartão bloqueado você não consegue mais acessar o App, caso tenha outros cartões Itaú você acessa o App normalmente.
  • Iniciaremos a análise junto ao estabelecimento e o estorno provisório acontecerá em até 2 dias úteis.
  • Se necessário, você receberá um SMS com um link em até 2 dias úteis para anexar os documentos que comprovem ocorrido. 
  • A análise leva em média 45 dias, podendo chegar até 120 dias para ser concluída (prazo determinado pela Mastercard/Visa).
  • No fim do processo de contestação se o estabelecimento ou a bandeira identificar que a compra é devida o valor da compra será relançado em sua fatura.

Durante toda análise, vamos te atualizar por e-mail, SMS ou PUSH no app. Por isso, é importante que seus dados estejam sempre atualizados com a gente.

Se você não lembra da compra e quer saber os dados do estabelecimento, acesse o app do seu cartão, clique na aba ajuda, acesse o Chat e digite “não reconheço uma compra”.

Importante! Compras que estiverem com nome de Pag*, Sumup*, Stelo*, entre outros, você deve falar direto com a empresa para ter mais informações sobre a compra.

Criamos uma lista de contatos que podem te ajudar: confira aqui

Quando você não reconhece a compra feita no seu cartão de débito.

Bloqueie o seu cartão imediatamente ligando na nossa Central de Atendimento

você

teve problemas com uma compra?

Se você não conseguir visualizar a compra porque passou do prazo limite de 90 dias, será necessário abrir a solicitação pela Central de Atendimento.

Importante! O motivo de contestação "problemas com uma compra" está disponível no app Itaú Cartões, Credicard, Hipercard e Cartão Luiza e seguem o mesmo passo a passo. 

Confira o exemplo no App Itaú Cartões.

  1. Acesse o app, no menu "serviços" depois em "contestar compras".

  2. Na linha do tempo, toque na compra que deseja contestar.

  3. Confirme o valor, data e estabelecimento.

  4. Toque no botão "reportar problema".

  5. Selecione o motivo, informe com mais detalhes o ocorrido e preencha os dados de contato.

Depois de abrir uma contestação no cartão de crédito pelo motivo "problemas com a compra"

  • Iniciaremos a análise e o estorno provisório acontecerá em até 5 dias úteis.
  • Se necessário, você receberá um SMS com um link em até 2 dias úteis para anexar os documentos que comprovem ocorrido. Para que possamos intermediar a negociação com o estabelecimento, precisamos de documentos que comprovem o ocorrido de acordo com a lista. Confira a lista e as orientações para envio dos documentos, clicando aqui.
  • A análise leva em média 45 dias, podendo chegar até 90 dias para ser concluída (prazo determinado pela Mastercard/Visa).
  • No fim do processo de contestação se o estabelecimento ou a bandeira identificar que a compra é devida o valor da compra será relançado em sua fatura.

Durante toda análise, vamos te atualizar por e-mail, SMS ou PUSH no app. Por isso, é importante que seus dados estejam sempre atualizados com a gente.