Somos uma empresa de serviços, e, mesmo que em menor escala do que as atividades industriais, nossas operações também exploram recursos naturais, como por exemplo, consumo de água, tanto para uso direto como para geração de energia, no caso das operações no Brasil, e geração de resíduos sólidos e consumo de energia elétrica. Além disso, estamos mensurando nossas emissões financiadas e investidas de forma a entender nosso impacto indireto e adotar iniciativas que o mitiguem.

Os riscos climáticos, materializados nas alterações do regime das chuvas, na ocorrência de eventos extremos e na escassez de recursos naturais, trazem sérias consequências para a sociedade e economia. Por isso, estamos ampliando cada vez mais nossa atuação no tema, incorporando variáveis climáticas em nossos negócios, gerenciando riscos e buscando alternativa para aumentar a capacidade de nossa resistência, garantindo a perenidade do negócio e contribuindo com a sociedade.

A preocupação com as mudanças climáticas e seus impactos na sociedade está presente em todos os nossos negócios, cada qual com sua especificidade, e é tema de recentes compromissos voluntários que assumimos.

Em seguros, enfrentamos diversos novos desafios oriundos das mudanças climáticas, como o agravamento dos desastres ambientais, que podem causar perdas financeiras, de infraestrutura e, principalmente, humanas. Essa questão nos motiva a quantificar e precificar corretamente possíveis impactos, buscando reduzir a vulnerabilidade de nossos clientes.

Na área de crédito, nossa estratégia tem sido estudar e entender o impacto das mudanças climáticas na carteira de crédito do banco.  

Já na área de investimentos, nossa metodologia de avaliação de ativos considera as mudanças climáticas como uma das dimensões de análise. Prestamos atenção tanto aos aspectos regulatórios, como também utilizamos uma precificação interna de carbono para estimarmos os custos de emissões das empresas que analisamos e calcularmos o impacto financeiro no preço de mercado dessas companhias e de suas ações.

Para saber mais acesse nosso Relatório Anual Consolidado